Galeria
MÉTODOS USADOS NA AVALIAÇÃO RESIDENCIAL
Um bom investimento residencial só é feito após um conhecimento do real valor do imóvel que está em questão. Por isso, a avaliação residencial não é apenas uma documentação, mas, para que tenha um resultado real, deve seguir procedimentos e métodos que garantem o valor justo de cada imóvel.
Conhecer o valor não é importante apenas para saber quanto vai aplicar ou receber, a avaliação residencial também se torna um papel importante para a aumentar o controle, analisar a rentabilidade da carteira e, por último e não menos importante, realizar a venda, fusão ou quitação.
Primeiramente, vale lembrar que o trabalha da avaliação residencial deve ser feita por arquitetos e engenheiros especializados, após, leva-se em conta a classificação do imóvel, sendo levado em conta o uso, tipo e agrupamento. Neste caso, o uso se trata do imóvel ser residencial, comercial ou industrial. Já os tipos variam entre terrenos, apartamentos, casas, escritórios, lojas, prédios comerciais, galpões, escolas ou centros de distribuição.
Já os métodos, normalmente quatro são levados em conta para a avaliação residencial, sendo eles:
- Método comparativo direto do mercado: conhecido também como abordagem de mercado, é aplicado por meio da comparação direta de imóveis semelhantes disponíveis. Para isso acontecer, deve-se fazer uma pesquisa aprofundada e um levantamento de amostras, o que vale como uma representativa;
- Método involutivo: neste caso, um modelo de estudo de viabilidade técnico-econômica é usado para identificar o valor do imóvel;
- Método da renda: aqui, leva-se em conta a capitalização presente na renda bruta, líquida, real ou presumida;
- Método evolutivo: o valor do imóvel é feito a partir da soma dos valores que compõem a obra, ou seja, valor do terreno, custo da benfeitoria e o fator da comercialização. Nesta etapa, é usada a equação formada por VI = (VT + CB). FC, sendo VI o Valor do Imóvel, VT o Valor do Terreno, CB o Custo da Benfeitoria e FC o Fator da Comercialização.
COMO CONTRATAR A AVALIAÇÃO RESIDENCIAL
Sabendo que a avaliação residencial deve ser feita por profissionais, o mais indicado é procurar empresas que realizam este tipo de serviço.
No caso da BIRJ - Bolsa de Imóveis do Rio de Janeiro -, a empresa conta com profissionais qualificados para a realização de todos os tipos de avaliações do imóveis. Sem ter ligação com imobiliárias, a empresa garante resultado justo ao valor real do imóvel. Desde 1939, a BIRJ segue todas as normas, garantindo a qualidade e satisfação de seus clientes.